quinta-feira, 23 de abril de 2009

Cultura sobre duas rodas

Opa!
Hoje mudarei um pouco de assunto. Estava pensando em comentar um pouco a respeito da origem do nome chopper, mas não encontrei nada que eu pudesse comentar. No entanto encontrei no Wikipédia um histórico interessante.

Confiram abaixo o texto traduzido por mim (com a ajuda do google tradutor):

Chopper


Histórico da Chopper

No período pós 2ª Guerra Mundial, militares americanos que regressavam da guerra pegavam suas motos e eliminavam todas as peças consideradas muito grandes, pesadas, feias ou não essenciais para a função básica da motocicleta, tais como paralamas, setas, e até mesmo freios dianteiros .

As molas maiores que suspendiam os selins também eram removidas, com a finalidade de colocar o acento em um nível tão baixo quanto possível, sobre a moldura da motocicleta. Estas modificações eram feitas para melhorar o desempenho das motos nas corridas em terrenos difíceis e corridas no barro.

Dencansos de pé montados na dianteira substituiam os pedais de descanso originais de fabrica. Além disso, peças padrões como os grandes pneus dianteiros, farol e tanque de combustível eram substituídos, por equipamentos menores.

Muitas choppers eram pintadas em preto liso, preto metálico brilhante ou metal escamado. Também eram cromadas muitas partes que vinham de fabrica com cores comuns.

Embora a redução de peso, posição do assento diferenciada e desempenho fossem melhorados, a principal razão para construir uma chopper era para provocar, montando uma máquina que era praticamente “pelada”que fosse comparada com o estilo suave-circulante Harley-Davidsons e que ofuscasse os desproporcionais automóveis da época.

Fonte:Wikipédia

Um comentário:

Danie Leão disse...

o nome chopper vem de chopped, que significa literalmente capada, a moto era toda capada do que era considerado supérfulo.