segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Limpeza do filtro de Ar da Kansas 250



Opa!

Meus amigos, hoje eu vou comentar de uma manutenção que pode ser feita na Kansas 250 sem precisar levar a concessionária ou em alguma mecânica. Estou comentando a respeito da limpeza do filtro de ar.

Mas qual a função do filtro?

O filtro de ar é um elemento fundamental para a durabilidade do motor da moto. Sua função é impedir a passagem de poeira, detritos e folhas para o interior do motor.

Não é tão fácil definir uma média para a limpeza desse componente, depende muito da quantidade de chuva e poeira que o motor pega.

Na minha moto eu pretendo fazer essa manutenção a cada 2000 Km.

Bom, vamos lá. O primeiro passo é retirar a tampa cromada localizada no lado direito da Kansas. Para isso é preciso retirar primeiro dois parafusos de fixação para ter acesso aos parafusos da tampa.



Após remover os parafusos, desloque a peça cromada para fora para ter acesso aos parafusos de fixação da tampa cromada. Ao retirar a tampa, você encontrará o filtro preso igual a foto abaixo:

Observação: Eu não fotografei, mas as peças que fixam a tampa cromada no suporte do filtro são soltas, e bem chatas de prender novamente, então não faça essa limpeza na pressa porque provavelmente você vai perder um bom tempo fixando a tampa no suporte.



Para retirar o filtro basta soltar o parafuso ao centro da peça de fixação. Para lavar o filtro de ar, utilize água e sabão neutro, depois coloque o filtro ao ar livre para secar.



Com o filtro seco, é só posicionar todas as peças no lugar e pronto, o filtro de ar esta limpo e você não precisou pagar a mais por isso.

Nesse link você encontra um detalhamento ainda maior da limpeza do filtro de ar http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=8302

Abração a todos.

2 comentários:

Caô disse...

amigo, acompanho sempre seu blog e hje preciso de sua ajuda... deixei minha Kansas 250 pra fazer uma manutenção na parte elétrica e o pessoal da Dafra montou o chicote que nem o narizinho deles.... tudo errado esteticamente falando...
olha só os detalhes que percebi: os fios que vão ate o punho do acelerado esta com a capa platic fora do lugar.. aparece um pedaço dos fios; o chicote que chega até o fatol também esta sem proteção atraz do farol, fica um monte de fios aparentes; aqueles canos cromados que passam entre os dois pistões, em baixo da torneirinha também estão fora do lugar ... estão socados de qualquer jeito...
eu queria que vc mandasse pra mim 3 fotos da sua moto pra mim poder comparar e arrumar esses detalhes. Tem como? Preciso da foto do chicote que chega no punho do acelerador, bem do lado do botão de partida, uma foto do chicote que chega atraz do farol, embaixo do guidão e uma foto da lateral esquerda do motor, onde fica os canos cromados.
Desde jpa eu agradeço sua ajuda. Mande as fotos para meu e-mail: cbarufe@gmail.com
Carlos.

Clarck disse...

Estive conversando com um camarada meu, e ele deu a idéia de substituir o filtro de ar da minha kansas por um filtro esportivo em cone a fim de gerar mais rendimento e desempenho.
Alguem sabe se funciona?