quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Mudança do Filtro de Ar aplicado na Kansas 250

Opa! Feliz 2011 a todos!

No dia 04 de julho de 2010 (Veja o Link) eu postei um vídeo (créditos ao Julio que publicou o vídeo no youtube) explicando a adaptação de um filtro de papel, substituindo o filtro de espuma original em uma virago 250.

O que eu precisei para a adaptação?



  • 1 Filtro de compressor de ar de 25 pés.

  • 1 selo do bloco do motor do Fiat Uno Fire.

  • 1 Anel de borracha.

  • 1 Super bonder.

  • 1 Furadeira.



Para não ocorrer erros na compra das peças, minha sugestão é que vocês assistam o vídeo (colocarei no final deste post). Eu tentei achar fotos das peças no google, mas não consegui e infelizmente minha camera parou de funcionar, por isso não fotografei ou filmei a adaptação.

O que foi feito com essas peças?


Bom, para os mais puristas não se preocupem com furos na moto, nós precisaremos da furadeira somente para fazer um furo bem ao centro do selo do bloco do motor comprado.

O super bonder será usado apenas para colar o anel de borracha no filtro de papel.

Um dado que é bem interessante é que o selo do bloco do motor se encaixa perfeitamente no filtro de papel.

Quanto foi gasto com a compra dessas peças?



Aqui em Santa Catarina eu gastei:

  • R$ 12,00 com o Filtro de Papel

  • R$ 10,00 com selo do bloco do motor do Mille Fire

  • R$ 2,00 com o anel de retenção


Lembrando que o valor do filtro original da Kansas 250 é de R$ 56,00.

Qual o tempo de troca do filtro?


O vídeo recomenda a troca em 6 meses.

Diferenças de adaptação entre a virago e a Kansas:


No vídeo, o Julio precisou fazer "três desgastes" no filtro de papel para encaixar na saída de ar da Virago. Na Kansas os desgastes não são necessários.

Primeiras impressões após a troca da peça:



Circulando apenas na cidade minha moto fazia cerca de 17/18 quilômetros por litro.

Após a substituição da peça, a última média de combustível que fiz foi de 22 quilômetros por litro (rodando apenas na cidade).

Assim que eu fizer um teste na estrada, eu comento com vocês.

Bom é isso. Abração a todos e um alô especial ao pessoal da Diamante Motos (Revendedora Dafra) que me auxiliaram na substituição da peça e que sempre estão dispostos a ajudar independente do problema.

Abaixo o vídeo de adaptação na Virago:



Ainda em tempo


Fiquem atentos a duração da bateria original da Kansas 250(Route). Após 1 ano de uso, verifique periodicamente a carga dela. Motivo do alerta: Eu não fazia essa checagem e agora em dezembro (2010) a moto parou e não havia "tranco" que ligasse ela de novo. Foram 3 quilômetros bem longos....

5 comentários:

Murilo Kaspar disse...

É amigo. A minha moto tb parou por conta disso (ela durou cerca de 1 ano e meio). Achei estranho o fato dela não ter dado nem um tranco.

O pessoal da loja de um amigo fez uns testes na bateria e acharam interessante que a bateria voltagem ainda... mas não tinha amperagem nenhuma (seja lá oq isso quer dizer).

fermio0100 disse...

Gostei da sugestão, mas tenho um pouco de receio, será que não tem perigo de estragar a moto por filtrar menos?

Eduardo disse...

Bom dia, a minha bateria original da kansas 250, por sorte, durou 4 anos, agora vou ter que troca-la...
Qual indica? Colocou da mesma ou foi de outra marca? Média de preços?
Obrigado!

Vitor Hugo disse...

Blz!Fazer essa adaptaçao na minha kansas,mas nao to encontrando esse filtro,vc tem o codigo dele?
Obrigado!

Unknown disse...

Olá. Preciso de retentores para embreagem, pinhão e câmbio da Kansas 250. Existe algum similar que eu possa usar?

Obrigado e abraço.